quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

AS CONTRIBUIÇÕES DA PRÁTICA DO KARATÊ NO ÂMBITO ESCOLAR

O Karatê-do é uma arte marcial milenar praticada mundialmente que decorrem em benefícios que abarcam os aspectos cognitivo, afetivo, social e motor. Atualmente, a vivência deste tipo de luta é feita com objetivos esportivos e educacionais. No caráter educacional o karatê-do pode ocorrer como conteúdo das aulas de Educação Física ou como aula extracurricular dentro e fora das instituições de ensino como proposta de projetos sociais. No município de São Paulo existe um destes projetos objetiva ampliar o tempo de permanência dos alunos na unidade escolar com a realização de oficinas de cultura e esporte, em especial nos Centros Educacionais Unificados. A partir desta configuração o presente estudo objetiva averiguar as contribuições da vivência do karatê-do como aula extracurricular relacionando-as ao ambiente escolar. . Os dados foram tratados com a técnica de análise de conteúdo e estabeleceu-se as seguinte categorias Valores Éticos e Morais (VEM): respeito,humildade,caráter e princípios filosóficos do karatê; Atitudes (AT): evitar brigas, espírito esportivo, comportamento, concentração, dimensão afetiva, disciplina, sociabilização, aceitação de regras, perseverança e controle emocional; Performance (PER): aperfeiçoamento da técnica, superação de limites, motivação para o esforço; e Qualidade de Vida (QV): redução de osciosidade, realização pessoal, crescimento pessoal, lúdico, vida ativa, defesa pessoal, alívio de dores em membros inferiores). A quantidade de respostas para as categorias foram de 14,38% para VEM, 41,72% para AT, 16,54% para PER e 15.10% para QV. As questões com maiores números de apontamentos realizados pelos entrevistas foram 13 para respeito, 16 para espírito esportivo, 14 para disciplina, 15 para motivação para o esforço e 7 para realização pessoal. A prática do karatê no âmbito escolar acarreta mudanças comportamentais significativas em seus praticantes por intermédio das bases filosóficas.

http://www.efescolar.pro.br/Arquivos/arq_2011_14.pdf

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